Algoritmo para tratamento de gestantes com sífilis e história de alergia à penicilina: eficácia e segurança

Dentre os exames feitos durante o pré-natal de gestantes, é obrigatório testar para a presença de sífilis, uma doença que, sem tratamento, pode levar à má-formação e até à morte do feto. Assim, este projeto busca avaliar a eficácia e segurança do algoritmo de investigação diagnóstica e de tratamento de gestantes com sífilis que tenham, concomitantemente, história de alergia à medicação, para obter a melhor estratificação do risco para a reexposição à antibióticos. A alergia à penicilina, antibiótico mais comumente usado nesses casos, atinge 10% da população e, assim, em caso positivo, é recomendado .um protocolo de dessensibilização e reavaliação posterior. Esse protocolo pode ser aperfeiçoado identificando-se biomarcadores de desfecho como os testes cutâneos de leitura imediata e análise das IgEs séricas específicas.

 

Pesquisadores iii: Pedro Giavina-Bianchi, Jorge Kalil. Colaborador (HCFMUSP) Marcelo Vivolo Aun.

Cooperação estrangeira: Mariana Castells (Harvard Medical School, Director Mastocytosis Center, Brigham and Women's Hospital)

A DICA oferece serviços médicos de excelência, formação profissional e oportunidades de pesquisa e inovação em imunologia e alergia.

Todos os direitos reservados © 2024 - DICA